Nem só os hábitos e comportamentos que prejudicam a tua performance devem ser evitados no ginásio. Não menos importantes, os comportamentos associados ao civismo, seja numa aula de grupo, seja na sala de musculação ou até mesmo no balneário, são imprescindíveis.
Agora que o início de uma nova época se aproxima a passos largos, deixamos-te uma curta lista de comportamentos que deves evitar no ginásio.
Deixar o material desarrumado
Algo tão simples, mas que dezenas de pessoas insistem em ignorar. Por certo não achas piada quando tens que andar à procura do halteres com que queres treinar, ou quando chegas a uma barra ou uma prensa e ela está carregada com as “rodelas” de quem a utilizou, já para não falar dos pesos de tornozelo verdes que ficaram escondidos no meio dos roxos.
Não usar toalha
Acredita que sim, que ainda existe muito boa gente que se esquece de colocar a toalha e que deixa a máquina ou o colchão com marcas de transpiração. Além de ser pouco higiénico, é uma falta de respeito por quem vem treinar a seguir.
Usar o telemóvel com se estivesses em qualquer outro lado
Não, não vamos dizer-te para deixares o telemóvel no cacifo (se o fizeres, deixa em modo vibração, sff). Apenas queremos recordar-te que estares a ter uma reunião de trabalho enquanto caminhas na passadeira ou fazeres mais aquela selfie quando reparas que há quem esteja à espera que libertes o aparelho de treino, é pouco cívico.
Exagerar nos “gritos de guerra”
Existem várias aulas onde os próprios professores utilizam o grito conjunto como motivação de grupo. E, sim, está provado que em situações de esforço um grito pode ajudar a ir buscar força, mas… não vale a pena transformares o treino de perna em algo que abafa o som ambiente e desconcentra todos à tua volta!
Usar as máquinas durante demasiado tempo
Por certo já desesperaste à espera que alguém liberte a máquina que queres usar, principalmente se naqueles 20 minutos que parecem duas horas essa pessoa apenas faz uma série e completa o resto do tempo a conversar ou a ver as novidades no insta. Não queiras ser essa pessoa…