A História é controversa mas acredita-se que o jiu-jitsu seja uma arte marcial que foi iniciada e desenvolvida no Japão (há quem defenda que iniciou na Índia).
O principal objectivo é imobilizar o seu adversário através de chaves nas articulações.
Uma das principais características do jiu jitsu é utilizar a força e o peso do seu próprio adversário contra ele próprio, isso possibilita que um atleta teoricamente mais fraco que o seu adversário possa vencê-lo.
Uma competição de jiu-jitsu começa em pé, mas é um desporto de combate que utiliza muitas técnicas no chão, ou seja, o combate é na maioria disputado com os adversários em contacto permanente com o tatami. O combate pode ser decidido com uma imobilização com os lutadores deitados.
Há quem defenda que no Brasil, o jiu-jitsu chegou em 1917 através de Mitsuyo Maeda.
O mestre ensinou os conceitos da luta a Carlos Gracie, membro da família de lutadores que difundiu e desenvolveu o desporto por todos os cantos do país e posteriormente para o mundo, por isso agora é denominado como Jiu-Jitsu Brasileiro devido às grandes mudanças que sofreu relativamente às suas origens.
É um desporto ou arte marcial conhecida como a “arte suave” pois é uma modalidade muito inteligente, muito mais baseado na técnica que na força.
Na Academia Fight Club temos João Salgado da Icon Jiu-jitsu/Vita Team como responsável da modalidade.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência no nosso website. Se quer continuar a navegar, partimos do princípio em que está de acordo com os nossos termos.Ok