Blog

7 motivos para saltares à corda

corda

Já reparaste que aquilo que muitos consideram uma “brincadeira de crianças”, continua a fazer parte do treino de atletas de alta competição?

Exercício cardiovascular de excelência, a verdade é que saltar à corda permite queimar mais de 1000 calorias em 60 minutos, ou seja, quase duplica a perda calórica quando comparado com uma aula de body pump ou cycle. Mas este é apenas um dos vários motivos para incluires este exercício no teu treino.

1. Melhora o desempenho cardiovascular

Está provado que apenas 10 minutos deste exercício acarretam os mesmos benefícios que estar cerca de 40 minutos a correr na passadeira! Por outras palavras, este é um treino cardio benéfico para o coração e para os pulmões, sendo um preciso auxiliar no combate ao aumento de peso, à hipertensão ou à diabetes, entre várias outras patologias.

2. Desenvolve coordenação motora e melhora o equilíbrio

O segredo de um salto à corda bem-sucedido passa pela coordenação entre pés e mãos, ou seja, quanto mais praticares melhor será a tua coordenação, o teu equilíbrio e a tua resistência.

3. Fortalece os ossos

Está provado que saltar à corda ajuda a conservar a densidade óssea na idade adulta, além de contribuir para um correcto desenvolvimento ósseo dos mais jovens.

4. Trabalha os músculos das pernas

O movimento contínuo entre salto e aterragem ajuda a fortalecer a elasticidade dos tendões e da fáscia. Além disso, é um óptimo exercício para quem gosta de exibir uns gémeos tonificados.

5. É um fat burner natural

Se o teu objectivo passa por queimar calorias, então torna-se obrigatório saltares à corda, exercício capaz de ser ainda mais eficaz do que a corrida.

6. Aumenta a força nos ombros

Embora a maioria dos benefícios físicos de saltar à corda se concentre nos membros inferiores, vários estudos já demonstraram que fortalece as articulações dos ombros, aumentando a sua mobilidade.

7. Podes treinar em quase todo o lado

Uma corda ocupa muito pouco espaço e pode acompanhar-te para onde quer que vás. O mesmo é dizer que este é um exercício que te reduz ainda mais a margem de desculpas para não treinares!

Partilhar artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email